Instituto Vetor

Cronicas de um dentista | O poder extraordinário das palavras

Passa uma vida inteira e não reconhecemos que o destino não existe. Quem literalmente define para onde vamos, como vamos e aonde chegamos, somos nós. Claro, meu amigo, que sofremos os mais diferentes meios de influência ao longo da trajetória. Porém não estamos “programados” e tão pouco vivendo como marionetes.

Entre o nascimento e a morte, existe a vida. Neste tempo aprendemos, experimentamos e compartilhamos momentos. Provamos o amargo e o doce, pela dor e pelo amor. E, entre tudo isso, a comunicação sempre esteve presente no indivíduo, junto às palavras.

Sempre achei incrível o que elas podem fazer. Sendo vagas ou cheias de informações, podendo aumentar seu poder quando unidas a outras, ou ainda, mudar seu significado quando separadas por uma vírgula. Mas sempre e toda a vida, uma fonte do saber.

Use-as, as palavras, como uma ferramenta diária de força. Seja para o teu benefício próprio ou de outra pessoa. Se você é profissional da saúde, como eu, entenda o poder ainda maior delas somadas à fé que seus pacientes depositam em você. Sinta e entenda tal responsabilidade.

Caso seja um amigo, ou alguém que foi escolhido como conselheiro de um momento difícil, achar palavras que façam mudanças. Talvez, queridos amigos, a grande caridade de uma vida, não seja um prato de comida, e sim, estender o olhar e dar uma palavra, em um momento de sofrimento de alguém prestes a tirar a própria vida.

Encerro meu pequeno texto com uma frase que resume tudo, de Alvo Dumbledore:

 

“Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de causar grandes sofrimentos e também remediá-los.”

Publicado em 08/05/2024 17:00:01
Fonte: https://www.instagram.com/rodrigodquerubin/