28 ago - 4 dez
72h
Lapa - PR
0 Vagas Reservadas
GOSTEI, QUERO ME INSCREVERAVISE-ME NA PRÓXIMA DATA
Preço
ComprarReservar
Curso de Endodontia Mecanizada

SOBRE O CURSO

O objetivo do Curso de Atualização em Endodontia Mecanizada é ensinar o passo a passo da utilização de sistemas rotatórios com segurança e agilidade. Este é um curso clínico, portanto com atendimentos em pacientes. O curso também fará uma abordagem de sistemas manuais e evoluindo para as mais modernas técnicas mecanizadas utilizadas nos dias de hoje.

QUEM PODE FAZER ESSE CURSO?

Cirurgiões dentistas.

O QUE EU VOU APRENDER?

MÓDULO 1
Conteúdo Teórico
– Diagnóstico e classificação das patologias pulpares e periapicais
– Atendimento de urgências endodônticas
Objetivo: Capacitar o aluno para diagnosticar as patologias endodônticas e realizar o atendimento de urgência.

Teórico-Laboratorial

– Acesso aos canais radiculares
Objetivo: Compreender a importância do acesso no tratamento endodôntico e os materiais mais utilizados: brocas, pontas de ultrassom. Noções de endoguide e radiologia.

MÓDULO 2
– Instrumentos endodônticos e evolução das ligas metálicas
– Sistemas mecanizados rotatórios e reciprocantes
Objetivo: Compreender a evolução dos instrumentos endodônticos e da cinemático do preparo, identificar e reconhecer os diversos sistemas mecanizados disponíveis.

– Preparo mecanizado rotatório e reciprocante
Objetivo: Estabelecer uma filosofia de tratamento (desinfecção, comprimento de trabalho, confecção do stop, colocação do curativo de demora e selamento provisório).

MÓDULO 3
– Obturação dos canais radiculares
Objetivo: Conhecer as técnicas de obturação à disposição do clínico, com ênfase no uso do compactador de McSpadden, Conhecer os diferentes cimentos endodônticos, identificar o momento de se realizar a obturação.

– Triagem, reconstrução coronária e acesso
Objetivo: Aplicar as técnicas diagnósticas, realizar o preparo inicial dos dentes para que possam receber o tratamento endodôntico, realizar o acesso aos canais radiculares (brocas e ultrassom), realizar um adequado selamento provisório.

MÓDULO 4
– Irrigação dos canais radiculares
Objetivo: Compreender a importância da irrigação na desinfecção do sistema de canais radiculares, remoção da smear layer, conhecer a irrigação ultrassônica passiva.

– Preparo mecanizado rotatório e reciprocante
Objetivo: Treinar o uso do localizador apical eletrônico, treinar as técnicas radiográficas, realizar o preparo mecanizado rotatório e reciprocante, seguindo os protocolos estabelecidos pela equipe. Aplicar o curativo de demora.

MÓDULO 5
– Desinfecção do sistema de canais radiculares: curativos de demora, ultrassom, etc
Objetivo: Compreender a diferença do tratamento de dentes com polpa viva x despolpados, conhecer os materiais, equipamentos e tecnologias disponíveis para potenciar a desinfecção do sistema de canais radiculares.

– Preparo mecanizado rotatório e reciprocante
Objetivo: Realizar o preparo mecanizado rotatório e reciprocante, seguindo os protocolos estabelecidos pela equipe. Aplicar o curativo de demora.

MÓDULO 6
– Obturação dos canais radiculares
Objetivo: Realizar a obturação dos canais radiculares usando os cones dos sistemas mecanizados empregados, associando o uso do compactador de McSpadden.

QUAL A DATA E HORÁRIO DO CURSO?

Quando?
– 28 e 29 de Agosto/2020
– 11 e 12 de Setembro/2020
– 23 e 24 de Outubro/2020 
– 27 e 28 de Novembro/2020 
– 04 e 05 de Dezembro/2020 

Horário:
13h às 21h (sexta) 
08h às 13h (sábado) 

QUEM SÃO OS PROFESSORES?

Anarela Bernardi Vassen

Graduada em Odontologia, Mestra e Especialista em Endodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutoranda em Endodontia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-graduada em Endodontia Microscópica. Possui ainda especialização em Farmácia Clínica-Farmacoterapia e Saúde Coletiva. Atualmente faz parte do corpo docente das disciplinas de Endodontia e Clínica Integrada da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em nível de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia e dos cursos de Pós-Graduação da UNISOCIESC (Florianópolis-SC). Tem experiência clínica na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, atua em consultório próprio com experiência em Endodontia microscópica. Autora de artigos nacionais e internacionais, tendo como linha de pesquisa atual os temas nanotecnologia e Agregado de Trióxido Mineral (MTA).

Tamer Ferreira Schmidt

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista (FOAr-UNESP), Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenador da disciplina de Endodontia em nível de graduação e pós-graduação da UNISOCIESC (Florianópolis-SC) e coordenador do curso de especialização em Endodontia da ABCD (Florianópolis-SC). Atua como endodontista na cidade de Florianópolis-SC e tem como linha de pesquisa o uso do ultrassom na Endodontia e o nível apical de preparo do canal radicular.

Larissa Fernanda Pinto

Graduada em Odontologia, Mestra e Especialista em Endodontia e Pós-graduada em Endodontia Microscópica. Tem experiência clínica na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, atua em consultório próprio com experiência em Endodontia microscópica.

IMPORTANTE
– Motores são fornecidos pela escola, não havendo a necessidade de
adquirir motor para o curso.

 

INVESTIMENTO

10x de R$ 590,00 (Boleto ou cartão)
Não cobramos taxa de inscrição! 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

(41) 3547.5180 / (41) 9 9718.6374 (WhatsApp)
INSTITUTO DE ODONTOLOGIA VETOR
Rua Francisco Braga, 402 – Lapa/PR